
"Vamos falar sobre o que quase não é falado?
O dançarino é um ser psicossocial além de um corpo executando passos. Parece óbvio, não é? Mas no universo da dança, com frequência, isso é esquecido ou deixado de lado.
Faz muito tempo que me pedem para montar um curso, compartilhando minhas vivências na dança, sob a perspectiva da psicologia e pedagogia, com a finalidade de auxiliar professores nas suas formações.
Ao longo da minha trajetória como bailarina, professora, coreógrafa e diretora de escola de dança, tive a oportunidade de trabalhar com inúmeros professores de dança. E assim pude identificar uma grande lacuna na formação destes profissionais. A maioria possui uma rica bagagem técnica, mas que, sem estar aliada à área pedagógica e emocional, não é sustentável.
É chegada a hora então de dividir minha experiência como psicóloga e professora de dança, há mais de 15 anos, com este curso pensado especificamente para professores de dança e alunos em formação."

Clara Litvin dos Anjos
Iniciei, aos 6 anos, na Ginástica Rítmica, mas me dei conta que gostava mais da parte rítmica do que da ginástica, então fui estudar dança. Ao longo da minha trajetória, me dediquei ao Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado Norte-Americano e Danças Folclóricas. Paralelo à dança, cursei a faculdade de Psicologia, na PUCRS. Atuei na área clínica e iniciei minha especialização em Psicoterapia da infância e adolescência, no CEAPIA (Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência). Desde a faculdade, dava aulas de dança em colégios de Porto Alegre. Fui coreógrafa e diretora artística do Show Musical do Colégio Anchieta, de 2011 a 2015, trabalhando com crianças e adolescentes de 8 a 18 anos; professora de dança folclórica Israeli, no Colégio Israelita, de 2006 a 2016, onde a dança faz parte do currículo escolar; professora de Jazz na Pan American School de Porto Alegre, de 2013 a 2015. De 2011 a 2012, fiz o curso de Liderança Empresarial e Comunitária, no INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo. Devido à grande quantidade de atividades, precisei fazer a difícil escolha de me dedicar exclusivamente a uma das áreas. Acabei optando pela dança, embora leve a Psicologia comigo todos os dias para a sala de aula.
Em 2016, fundei o SOU- Centro de Artes com o objetivo de oferecer formação em canto e diversas modalidades de dança, tornando-o referência no trabalho com musicais, em Porto Alegre. Fui indicada ao Prêmio Açorianos de Dança 2018, na categoria Destaque em Jazz, pelo meu trabalho com o Jazz Musical. Em 2019 coreografei o clipe da música “Tudo Trocado” da banda Dingo Bells. Dirigi os espetáculos What About Jazz ?(2021) “África” (2019), “Yayoi” (2018), “Somos” (2017) e “Nova Iorque” (2017), todos produzidos pelo SOU- Centro de Artes, em Porto Alegre. Aprimoro constantemente meus estudos em dança e Teatro Musical no exterior, em escolas como Alvin Ailey, Steps on Broadway, Broadway Dance Center, Pineapple Dance Studios, Danceworks e com coreógrafos brasileiros como Kátia Barros, Alonso Barros e Caio Nunes.




